1. E todos os irmãos que se
encontram comigo. Se atribuísse menos autoridade a um “individuo”,
Paulo anunciava o evangelho em nome de “um grupo”. Aquilo que fazemos
na igreja é em prol do bem comum.
2. As igrejas. Onde houver uma Igreja, ai
também haverá unidade de fé. Não devemos ficar tão
desconcertados, por não vermos uma pureza desejável na igreja; ainda a mais
pura tem suas maculas, mancha aqui e ali e deformação. Isso porque as marcas de
Cristo faz presente.
Comentário do verso 3,4.
1. Graça a vós e paz. Esse tipo de
saudações é o desejo de Paulo para que os gálatas desfrutem de amizade com
Deus, e com ela, de todas as boas coisas.
2. Que a si mesmo se deu. Paulo exalta a
Cristo, convoca os gálatas para voltar para ele, com o propósito de permanecer Nele.
Observar essa benção redentiva, jamais se afastará para coisas estranhas; o
melhor antídoto para purificar nossas mentes de qualquer gênero de erro é
guardar na lembrança o que Cristo fez por nós.
3. As palavras “Que a si mesmo deu por nossos
pecados” são muito importantes, a expiação dos pecados não deve ser buscada
em nenhuma outra fonte, se não Cristo. Ele se ofereceu, ele foi a oferenda,
para nossa reconciliação.
Para poder
libertar-nos.
Gálata capítulo 1:4, 5
Comentário do verso 4 e 5.
Meditando sobre alguns termos
Mau. Ao adicionar esse adjetivo, o apostolo mostra que
estava falando da corrupção ou depravação que emana, vem do pecado, e não da
criatura de Deus ou da vida física. “Pelo uso desta única palavra “mau” ele
lança abaixo todo orgulho humano, “a renovação é efetuada pela graça de
Cristo”, pois não há nada em nós senão total perversidade”. Enquanto não
deixarmos cristo nos resgatar o mundo reina em nós e vivemos para ele. Ninguém
deve se gabar de sua excelência, somos indignos, enquanto Cristo não
reinar.
Segundo a vontade. Ele indica a
primeira fonte da graça: o propósito de Deus. “Deus amou o mundo...”, devemos
notar que Paulo usa o propósito de Deus a todas as vantagens humanas ou méritos
humanos. E assim, ‘vontade’ significa em que cristo sofreu por nós, não
porque somos dignos, merecedores ou capazes de produzir alguma coisa que
provoque a reação de Deus, ou sua atenção não, mas porque esse foi o propósito
de Deus, amar a você.
A quem seja a gloria. O apostolo com
uma repentina ação de graças com o fim de estimularmos a considerar esse
beneficio de Deus, ‘a sua vontade em nos amar’, nos exorta, visando
a que cada um se lembre da mercê (recompensa por, dependência
de) de Deus e se sinta disposto a glorificar ao Senhor. Esse é o nosso
triunfo, sentir disposto a glorificar o nome do Senhor.
Comentário do verso 6-9.
Espanta-me que estejais passando tão depressa de Cristo, que vos
chamou na graça, para um evangelho diferente; não que ele seja outro, senão que
há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas ainda
que nós, ou um anjo do céu, vos pregue algum outro evangelho que não seja o que
vos temos pregado que o mesmo seja anátema.
Espanta-me. O apostolo começa
com uma reprimida, ainda com um tanto brando do que mereciam. Prefere porem,
dirigir sua ira contra os falsos apóstolos, como veremos. Ele acusa os gálatas
de apostasia, não só em relação ao ensino do apostolo, mas em relação a cristo
mesmo. Pois só poderiam conservar a Cristo através do reconhecimento de que é
por meio de seu beneficio que nos tornamos livres da escravidão da lei. Mas a
necessidade de cerimônias que os falsos apóstolos estabelecem é frontalmente
contrario a isso. Por isso estavam afastados de Cristo, mas porque, numa
corrupção de tal proporção, só lhes fora deixado um Cristo fictício. Assim
também hoje, os falsos cristãos e papistas decidiram conservar um Cristo pelas
metades e um Cristo mutilado, e nada mais, e estão, portanto, separado de
Cristo. Estão saturados de superstições, as são frontalmente oposta à natureza
de Cristo. Deve-se observar criteriosamente que estamos separados de Cristo
quando aceitamos o que é inconsistente com o seu oficio mediatorial;
porquanto a luz não pode misturar-se com as trevas.
O apostolo Paulo chama a nossa a atenção para o fato da existência de “ outro
evangelho” que não é do nosso Senhor, ou seja, um evangelho que não é
genuíno. É o que os falsos mestres ensinam e alegam por estarem falando em nome
de Cristo. Mas ao mutilá-lo com suas próprias invenções ( força de
expressão para dizerem que tem o controle do poder de Deus), destruíram a
força motriz do verdadeira evangelho para em seguida defender um evangelho
falso, corrompido e espúrio.
Precisamos retroceder ante ao falso evangelho:
Retroceder é ainda o caminho, viver uma
consciência tranquila diante de uma sociedade que foge dos padrões divinos não
só é um privilegio, mas um desafio para o cristão de hoje.
Retroceder é ainda o caminho, pois percebemos
com grande facilidade vidas que diz cristãs se submetendo a estilo de vida onde
o material é superior ao espiritual, a não responsabilidade com outro, no
sentido de não se considerar o que é cristão do que é anticristão.
Retroceder é ainda o caminho, dos falsos
evangelhos que não submetem mais a graça da redenção, mas o evangelho da
ingratidão, onde o Senhor Jesus passou de ser Senhor das pessoas à servo dos
deleites e prazeres dos homens, onde deveria ser o contrario.
Espanta-me que estejais
passando tão depressa de Cristo, que vos chamou na graça, para
um evangelho diferente; não que ele seja outro, senão que há alguns que vos
perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós, ou um
anjo do céu, vos pregue algum outro evangelho que não seja o que vos temos pregado
que o mesmo seja anátema. (1,6-9)
Tão depressa. O apostolo Paulo põe
ênfase na perversidade da inconsistência dos gálatas. Não
existe ocasião que justifique a nossa separação de Cristo; mas os gálatas eram
censurados pelo o fato de voltarem para trás no momento em que Paulo os deixou.
Quantos cristãos fazem varias justificativas por terem afastado de
Cristo; outros voltam para trás, ou deixa o convívio da Igreja do Senhor por
ministérios, irmãos ou lideres por não satisfazerem seus próprios caprichos e
acatar suas opiniões, dando a entender que sua vida de fé se expressa, não
na pessoa de Cristo, mas em pessoas concordarem com seus conceitos e
maneira de ver a vida cristã.
Assim como no inicio da fé cristã os gálatas resistiam à fé em Cristo,
agora depois de experimentar uma vida na graça resistem da mesma forma que
antes, isso é inadmissível.
O cristão nominal hoje não é muito
diferente, pois ele tem dificuldade de resistir às afrontas em nome de CRISTO,
a sua vida cristã quase não se percebe na comunidade de Cristo; o cristão
nominal mostra bastante dificuldade em compartilhar com os demais cristãos, as
virtudes e dons vindos da parte de CRISTO, isso é inadmissível.
Espanta-me que estejais passando tão
depressa de Cristo, que vos chamou na graça, para um evangelho diferente;
não que ele seja outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem
perverter o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós, ou um
anjo do céu, vos pregue algum outro evangelho que não seja o que vos temos pregado
que o mesmo seja anátema. (gálatas 1,6-9)
Mas ainda que nós. Aqui o apostolo se ergue com grande ousadia para
defender a autoridade de seu ensino. Em primeiro lugar, ele declara que a
doutrina que ele tinha pregado é o único evangelho, e que é uma atitude ímpia
tentar subvertê-lo. Justamente como hoje os papistas, os falsos cristãos,
proclamam quão santos lhes é o evangelho, e beijam a própria palavra
(evangelho) com a mais profunda reverencia. Mas quando chega o momento de
provar tal coisa, promovem feroz indiferença à pureza e simplicidade do
evangelho. Portanto, Paulo não se satisfaz com essa declaração geral, senão que
define o que é o genuíno evangelho e o que ele contém e pronuncia para que não
vá buscá-lo em qualquer lugar.
A definição do verdadeiro evangelho. As pessoas devem viver o
evangelho por causa do seu Autor (Cristo), não por instituições, lideres ou
prática religiosa que se acham mais convincente.
O conteúdo do genuíno evangelho. A promoção da salvação do
individuo condicionada de uma vida transformada, onde a sua fonte de
espiritualidade está tão somente na pessoa de Cristo.
E por fim o anuncio do evangelho. Não está em promoção de cura
físicas, ou alcançar bens materiais ( isso sabemos que há muitos charlatões
hoje utilizando da falta de conhecimento da palavra de Deus de homens e
mulheres para autopromover a si mesmo), mas o anuncio está em Cristo como
proposta para redenção dos pecados de todos. Se alguém anunciar um
evangelho sem essa definição: Cristo, a salvação e transformação e redenção de
pecados deve ser considerado anátema, ou seja, maldito.
Espanta-me que estejais
passando tão depressa de Cristo, que vos chamou na graça, para
um evangelho diferente; não que ele seja outro, senão que há alguns que
vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas ainda
que nós, ou um anjo do céu, vos pregue algum outro evangelho que não seja o que
vos temos pregado que o mesmo seja anátema. (gálatas 1,6-9)
E querem perverter. O apostolo Paulo, em
nome do Evangelho de Cristo, continua exortando e orientando os gálatas a viver
o verdadeiro evangelho. A destruição do evangelho de Cristo é pior do que sua
corrupção. E o apostolo os exorta com boas razões. Quando a glória de
justificar uma pessoa é transferida para outra, uma armadilha se arma para as
consciências, o Salvador Cristo Jesus não mais será propósito de firmeza e o
ensino do evangelho é arruinado. Precisamos tomar o Máximo de cuidado com
aqueles que atacam o evangelho de Cristo, ou seja, a boa noticia.
Ao adicionar as palavras, de Cristo, isso pode explicar de duas formas: ou
que ele (o evangelho) veio de Cristo, como seu Autor, ou que ele simplesmente
exibe a Cristo. É hora de perguntamos, por meio das Escrituras se, os ensinos,
costumes, praticas cristã, que vemos hoje condizem com o evangelho do Senhor,
ou estão querendo perverter a nossa consciência. A consciência humana é uma das
maiores dádivas de Deus, e precisamos utilizá-las constantemente para não
sermos enganados, corrompidos diante daqueles que utiliza o nome do Senhor
Jesus Cristo para nos afastar do Cristo VIVO.
Espanta-me que estejais
passando tão depressa de Cristo, que vos chamou na graça, para
um evangelho diferente; não que ele seja outro, senão que há alguns que
vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós, ou
um anjo do céu, vos pregue algum outro evangelho que não seja o que vos temos pregado
que o mesmo seja anátema. (gálatas 1,6-9)
O qual não é outro. A explicação do
apostolo sobre “outro evangelho”, esta indo de encontro aos ensinos dos falsos
apóstolos e lideres como sendo a única causa de confusão e destruição do
genuíno Evangelho. Parafraseando: “ o que eles propõem? Sobre que base ataca o
ensino que o apostolo Paulo tem ensinado e anunciado? Com isso acabam
perturbando e destrói a essência do genuíno evangelho.
“Outro evangelho” significa outra coisa e não a proposta de
Cristo. Por exemplo: dizer ou canalizar a fé do individuo na “cura física” por
meio de objetos pessoais, é outra coisa, menos o evangelho de
Cristo; dizer que a pessoa vai ser abençoada se ungir o corpo com óleo, a casa
ou moveis etc, é outra coisa menos o evangelho proposto por Cristo;
o evangelho de Cristo está na redenção e salvação do individuo, bênçãos, curas
e proteção é apenas consequência da provisão de Deus para o ser humano.
Esse “outro evangelho”, que vemos em nossos dias tem como pano de
fundo apenas o materialismo de uma época capitalista, que visa o ter, a posse,
o dinheiro, na verdade é um evangelho do individualismo, ao invés da proposta
de Cristo: servir o outro esvaziar-se a si mesmo, incluir aqueles que têm
procedência duvidosa na vida Cristã, tendo como fim a gloria de Deus.
Pastor. Vanderlei Alves
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