sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Uma reflexão pastoral ao livro de Gálatas:


 Gálatas 1:2-9
 Comentário do verso 2.
1.    E todos os irmãos que se encontram comigo. Se atribuísse menos autoridade a um “individuo”, Paulo anunciava o evangelho em nome de “um grupo”. Aquilo que fazemos na igreja é em prol do bem comum.
2.    As igrejas. Onde houver uma Igreja, ai também haverá unidade de fé.  Não devemos ficar tão desconcertados, por não vermos uma pureza desejável na igreja; ainda a mais pura tem suas maculas, mancha aqui e ali e deformação. Isso porque as marcas de Cristo faz presente.

Comentário do verso 3,4.
1.    Graça a vós e paz. Esse tipo de saudações é o desejo de Paulo para que os gálatas desfrutem de amizade com Deus, e com ela, de todas as boas coisas.
2.    Que a si mesmo se deu. Paulo exalta a Cristo, convoca os gálatas para voltar para ele, com o propósito de permanecer Nele. Observar essa benção redentiva, jamais se afastará para coisas estranhas; o melhor antídoto para purificar nossas mentes de qualquer gênero de erro é guardar na lembrança o que Cristo fez por nós.
3.    As palavras “Que a si mesmo deu por nossos pecados” são muito importantes, a expiação dos pecados não deve ser buscada em nenhuma outra fonte, se não Cristo. Ele se ofereceu, ele foi a oferenda, para nossa reconciliação.
Para poder libertar-nos.


Gálata capítulo 1:4, 5

Comentário do verso 4 e 5.
Meditando sobre alguns termos
Mau. Ao adicionar esse adjetivo, o apostolo mostra que estava falando da corrupção ou depravação que emana, vem do pecado, e não da criatura de Deus ou da vida física. “Pelo uso desta única palavra “mau” ele lança abaixo todo orgulho humano, “a renovação é efetuada pela graça de Cristo”, pois não há nada em nós senão total perversidade”. Enquanto não deixarmos cristo nos resgatar o mundo reina em nós e vivemos para ele. Ninguém deve se gabar de sua excelência, somos indignos, enquanto Cristo não reinar. 

Segundo a vontade. Ele indica a primeira fonte da graça: o propósito de Deus. “Deus amou o mundo...”, devemos notar que Paulo usa o propósito de Deus a todas as vantagens humanas ou méritos humanos. E assim, ‘vontade’ significa em que cristo sofreu por nós, não porque somos dignos, merecedores ou capazes de produzir alguma coisa que provoque a reação de Deus, ou sua atenção não, mas porque esse foi o propósito de Deus, amar a você.

A quem seja a gloria. O apostolo com uma repentina ação de graças com o fim de estimularmos a considerar esse beneficio de Deus, ‘a sua vontade em nos amar’, nos exorta, visando a que cada um se lembre da mercê (recompensa por, dependência de) de Deus e se sinta disposto a glorificar ao Senhor. Esse é o nosso triunfo, sentir disposto a glorificar o nome do Senhor.

Comentário do verso 6-9.
Espanta-me que estejais passando tão depressa de Cristo, que vos chamou na graça, para um evangelho diferente; não que ele seja outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós, ou um anjo do céu, vos pregue algum outro evangelho que não seja o que vos temos pregado que o mesmo seja anátema.

Espanta-me. O apostolo começa com uma reprimida, ainda com um tanto brando do que mereciam. Prefere porem, dirigir sua ira contra os falsos apóstolos, como veremos. Ele acusa os gálatas de apostasia, não só em relação ao ensino do apostolo, mas em relação a cristo mesmo. Pois só poderiam conservar a Cristo através do reconhecimento de que é por meio de seu beneficio que nos tornamos livres da escravidão da lei. Mas a necessidade de cerimônias que os falsos apóstolos estabelecem é frontalmente contrario a isso. Por isso estavam afastados de Cristo, mas porque, numa corrupção de tal proporção, só lhes fora deixado um Cristo fictício. Assim também hoje, os falsos cristãos e papistas decidiram conservar um Cristo pelas metades e um Cristo mutilado, e nada mais, e estão, portanto, separado de Cristo. Estão saturados de superstições, as são frontalmente oposta à natureza de Cristo. Deve-se observar criteriosamente que estamos separados de Cristo quando aceitamos o que é inconsistente com o seu oficio mediatorial; porquanto a luz não pode misturar-se com as trevas.


O apostolo Paulo chama a nossa a atenção para o fato da existência de “ outro evangelho” que não é do nosso Senhor, ou seja, um evangelho que não é genuíno. É o que os falsos mestres ensinam e alegam por estarem falando em nome de Cristo. Mas ao mutilá-lo com suas próprias invenções ( força de expressão para dizerem que tem o controle do poder de Deus), destruíram a força motriz do verdadeira evangelho para em seguida defender um evangelho falso, corrompido e espúrio.
Precisamos retroceder ante ao falso evangelho:
Retroceder é ainda o caminho, viver uma consciência tranquila diante de uma sociedade que foge dos padrões divinos não só é um privilegio, mas um desafio para o cristão de hoje.
Retroceder é ainda o caminho, pois percebemos com grande facilidade vidas que diz cristãs se submetendo a estilo de vida onde o material é superior ao espiritual, a não responsabilidade com outro, no sentido de não se considerar o que é cristão do que é anticristão.
Retroceder é ainda o caminho, dos falsos evangelhos que não submetem mais a graça da redenção, mas o evangelho da ingratidão, onde o Senhor Jesus passou de ser Senhor das pessoas à servo dos deleites e prazeres dos homens, onde deveria ser o contrario.


Espanta-me que estejais passando tão depressa de Cristo, que vos chamou na graça, para um evangelho diferente; não que ele seja outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós, ou um anjo do céu, vos pregue algum outro evangelho que não seja o que vos temos pregado que o mesmo seja anátema. (1,6-9)

Tão depressa. O apostolo Paulo põe ênfase na perversidade da inconsistência dos gálatas. Não existe ocasião que justifique a nossa separação de Cristo; mas os gálatas eram censurados pelo o fato de voltarem para trás no momento em que Paulo os deixou.
Quantos cristãos fazem varias justificativas por terem afastado de Cristo; outros voltam para trás, ou deixa o convívio da Igreja do Senhor por ministérios, irmãos ou lideres por não satisfazerem seus próprios caprichos e acatar suas opiniões, dando a entender que sua vida de fé se expressa, não na pessoa de Cristo, mas em pessoas concordarem com seus conceitos e maneira de ver a vida cristã.
Assim como no inicio da fé cristã os gálatas resistiam à fé em Cristo, agora depois de experimentar uma vida na graça resistem da mesma forma que antes, isso é inadmissível.
O cristão nominal hoje não é muito diferente, pois ele tem dificuldade de resistir às afrontas em nome de CRISTO, a sua vida cristã quase não se percebe na comunidade de Cristo; o cristão nominal mostra bastante dificuldade em compartilhar com os demais cristãos, as virtudes e dons vindos da parte de CRISTO, isso é inadmissível.



Espanta-me que estejais passando tão depressa de Cristo, que vos chamou na graça, para um evangelho diferente; não que ele seja outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós, ou um anjo do céu, vos pregue algum outro evangelho que não seja o que vos temos pregado que o mesmo seja anátema. (gálatas 1,6-9)
Mas ainda que nós. Aqui o apostolo se ergue com grande ousadia para defender a autoridade de seu ensino. Em primeiro lugar, ele declara que a doutrina que ele tinha pregado é o único evangelho, e que é uma atitude ímpia tentar subvertê-lo. Justamente como hoje os papistas, os falsos cristãos, proclamam quão santos lhes é o evangelho, e beijam a própria palavra (evangelho) com a mais profunda reverencia. Mas quando chega o momento de provar tal coisa, promovem feroz indiferença à pureza e simplicidade do evangelho. Portanto, Paulo não se satisfaz com essa declaração geral, senão que define o que é o genuíno evangelho e o que ele contém e pronuncia para que não vá buscá-lo em qualquer lugar.
A definição do verdadeiro evangelho. As pessoas devem viver o evangelho por causa do seu Autor (Cristo), não por instituições, lideres ou prática religiosa que se acham mais convincente.
O conteúdo do genuíno evangelho. A promoção da salvação do individuo condicionada de uma vida transformada, onde a sua fonte de espiritualidade está tão somente na pessoa de Cristo.
E por fim o anuncio do evangelho. Não está em promoção de cura físicas, ou alcançar bens materiais ( isso sabemos que há muitos charlatões hoje utilizando da falta de conhecimento da palavra de Deus de homens e mulheres para autopromover a si mesmo), mas o anuncio está em Cristo como proposta para redenção dos pecados de todos.  Se alguém anunciar um evangelho sem essa definição: Cristo, a salvação e transformação e redenção de pecados deve ser considerado anátema, ou seja, maldito.      



Espanta-me que estejais passando tão depressa de Cristo, que vos chamou na graça, para um evangelho diferente; não que ele seja outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós, ou um anjo do céu, vos pregue algum outro evangelho que não seja o que vos temos pregado que o mesmo seja anátema. (gálatas 1,6-9)
E querem perverter. O apostolo Paulo, em nome do Evangelho de Cristo, continua exortando e orientando os gálatas a viver o verdadeiro evangelho. A destruição do evangelho de Cristo é pior do que sua corrupção. E o apostolo os exorta com boas razões. Quando a glória de justificar uma pessoa é transferida para outra, uma armadilha se arma para as consciências, o Salvador Cristo Jesus não mais será propósito de firmeza e o ensino do evangelho é arruinado. Precisamos tomar o Máximo de cuidado com aqueles que atacam o evangelho de Cristo, ou seja, a boa noticia.
Ao adicionar as palavras, de Cristo, isso pode explicar de duas formas: ou que ele (o evangelho) veio de Cristo, como seu Autor, ou que ele simplesmente exibe a Cristo. É hora de perguntamos, por meio das Escrituras se, os ensinos, costumes, praticas cristã, que vemos hoje condizem com o evangelho do Senhor, ou estão querendo perverter a nossa consciência. A consciência humana é uma das maiores dádivas de Deus, e precisamos utilizá-las constantemente para não sermos enganados, corrompidos diante daqueles que utiliza o nome do Senhor Jesus Cristo para nos afastar do Cristo VIVO.


Espanta-me que estejais passando tão depressa de Cristo, que vos chamou na graça, para um evangelho diferente; não que ele seja outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós, ou um anjo do céu, vos pregue algum outro evangelho que não seja o que vos temos pregado que o mesmo seja anátema. (gálatas 1,6-9)

O qual não é outro. A explicação do apostolo sobre “outro evangelho”, esta indo de encontro aos ensinos dos falsos apóstolos e lideres como sendo a única causa de confusão e destruição do genuíno Evangelho. Parafraseando: “ o que eles propõem? Sobre que base ataca o ensino que o apostolo Paulo tem ensinado e anunciado? Com isso acabam perturbando e destrói a essência do genuíno evangelho.
Outro evangelho” significa outra coisa e não a proposta de Cristo. Por exemplo: dizer ou canalizar a fé do individuo na “cura física” por meio de objetos pessoais, é outra coisa, menos o evangelho de Cristo; dizer que a pessoa vai ser abençoada se ungir o corpo com óleo, a casa ou moveis etc, é outra coisa menos o evangelho proposto por Cristo; o evangelho de Cristo está na redenção e salvação do individuo, bênçãos, curas e proteção é apenas consequência da provisão de Deus para o ser humano.
Esse “outro evangelho”, que vemos em nossos dias tem como pano de fundo apenas o materialismo de uma época capitalista, que visa o ter, a posse, o dinheiro, na verdade é um evangelho do individualismo, ao invés da proposta de Cristo: servir o outro esvaziar-se a si mesmo, incluir aqueles que têm procedência duvidosa na vida Cristã, tendo como fim a gloria de Deus.

 Pastor. Vanderlei Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário