terça-feira, 11 de outubro de 2011

Reflexão em Gálatas

Espanta-me que estejais passando tão depressa de Cristo, que vos chamou na graça, para um evangelho diferente; não que ele seja outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós, ou um anjo do céu, vos pregue algum outro evangelho que não seja o que vos temos pregado, que o mesmo seja anátema. (gálatas 1,6-9)
Mas ainda que nós. Aqui o apostolo se ergue com grande ousadia para defender a autoridade de seu ensino. Em primeiro lugar, ele declara que a doutrina que ele tinha pregado é o único evangelho, e que é uma atitude ímpia tentar subvertê-lo. Justamente como hoje os papistas, os falsos cristãos, proclamam quão santos lhes é o evangelho, e beijam a própria palavra (evangelho) com a mais profunda reverencia. Mas quando chega o momento de provar tal coisa, promovem feroz indiferença à pureza e simplicidade do evangelho. Portanto, Paulo não se satisfaz com essa declaração geral, senão que define o que é o genuíno evangelho e o que ele contém e pronuncia para que não vá buscá-lo em qualquer lugar.
A definição do verdadeiro evangelho. As pessoas devem viver o evangelho por causa do seu Autor (Cristo), não por instituições, lideres ou prática religiosa que se acham mais convincente.
O conteúdo do genuíno evangelho. A promoção da salvação do individuo condicionada de uma vida transformada, onde a sua fonte de espiritualidade está tão somente na pessoa de Cristo.
E por fim o anuncio do evangelho. Não está em promoção de cura físicas, ou alcançar bens materiais ( isso sabemos que há muitos charlatões hoje utilizando da falta de conhecimento da palavra de Deus de homens e mulheres para auto-promover a si mesmo), mas o anuncio está em Cristo como proposta para redenção dos pecados de todos.  Se alguém anunciar um evangelho sem essa definição: Cristo, a salvação e transformação e redenção de pecados deve ser considerado anátema, ou seja, maldito.      

Pastor. Vanderlei Alves



Nenhum comentário:

Postar um comentário