quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Reflexão pastoral

A constituição dos doze  
Jesus escolheu entre um grupo de discípulos Doze e os enviou de dois em dois ( Mc 3,13-19).   E constitui Doze, para que ficassem com ele, para enviá-los a pregar, e terem autoridade para expulsar os demônios. Ele constitui, pois os Doze...  O verbo “ ele constituiu” aponta para um fato único num determinado lugar e num determinado tempo. 

Naquele momento, como Marcos quer dizer, Jesus constituiu doze dos discípulos como os Doze. Eles deveriam fazer o que ele mesmo fez: anunciar o Reino de Deus e, como sinal do poder do Reino que estava a despontar, expulsar os demônios.  

Jesus não só constituiu discípulos em função do testemunho do Reino de Deus, mas constituiu doze discípulos. Mas porque exatamente doze discípulos? O número de doze discípulos só pode estar em relação com as doze tribos de Israel. Pois, embora naquela época o sistema das tribos já não existisse mais, na verdade Jesus visava à restauração completa do povo das doze tribos que encontrava em profunda desestruturação, por se distanciar do Senhor. É sobre isto que iremos abordar mais a frente.
Pr. Vanderlei Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário