segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Reflexão pastoral

No evangelho de Mt 3,10 João faz ameaça do machado, que está posto à raiz da árvore, fala ao povo de Deus ( Israel). Temos aqui como pano de fundo o contexto de uma tradição do Antigo Testamento: Israel como plantação de Deus “ E alegrar-me-eis por causa deles, fazendo-lhes o bem; e os plantarei nesta terra, com toda fidelidade do meu coração” ( Jr 32,41). 
 
Firmemente enraizada na terra. Israel sempre compreendeu com essa tradição, como plantação de Deus, é por isso que João diz: “ o machado está à raiz” que Deus mesmo plantou. Deus vai limpar sua plantação, Israel. Toda árvore que não der fruto, será cortada e lançada ao fogo. João Batista não se dirige à humanidade em sua totalidade nem ao individuo, mas aos membros do povo de Deus, Israel.    
 
A preocupação é a sobrevivência de Israel, e seu compromisso com o seu Deus, no fundo João Batista esforça por renovar Israel, por reunir o verdadeiro Israel, por formar um Israel que cumpra a vontade de Deus, uma identidade a qual Deus o único Deus é a prioridade.  
 
Também Jesus quer reunir, preparar e dar uma resposta profunda à alma de Israel. Pois essas são aalgumas características da Igreja que Jesus queria.
Pr. Vanderlei Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário