segunda-feira, 21 de abril de 2014

Culto da família na Congregação Batista de Ichu domingo dia 20 de abril de 2014

A Congregação Batista na cidade de Ichu vem realizando culto voltado às famílias todos os domingos a partir das 19 horas e o pastor tem procurado envolver os casais na direção dos cultos para assim dar um verdadeiro sentido ao tema “família” e objetivando também a inclusão de todos no papel de evangelizador da palavra de Deus.  

Neste domingo, por exemplo, o culto foi dirigido pelo casal Valdir e Ubineide, um desafio para o casal e principalmente para Ubineide que era o seu primeiro culto como dirigente.  

Após abertura com a leitura do texto de salmos 122: 1 onde diz “Alegrei-me quando me disseram: Vamos a casa do Senhor” a dirigente Ubineide convidou três irmãos para oração inicial sendo eles, irmãos Vilson, a missionária Lucinaide e a irmã Ildete que oraram pelas famílias. Em seguida o dirigente Valdir leu com a Igreja o texto de Hebreus 13: 15 onde o apóstolo Paulo diz aos irmãos Hebreus, “por tanto, oferecemos sempre, por ele, a Deus sacrifício de Louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome”, com isso o dirigente quis chamar atenção dos irmãos para a importância de adorarmos a Deus através de louvores. Assim sendo ele convidou a MCA e a SOMMA para dois coros onde após suas apresentações foram aplaudidos por todos.  

Após a participação dos grupos a dirigente Ubineide leu a seguinte poesia: 
SENHOR - Te agradeço pelas famílias; 
E por tua presença nos seus lares; 
Agradecemos pelo pão de cada dia; 
Que o Senhor nunca deixou faltar; 
Agradecemos pela nossa harmonia; 
Só em ti Senhor, podemos confiar; 
Agradecemos-te pelas tuas maravilhas; 
E pelos milagres que ainda há de operar; 
As famílias são bênção do Senhor; 
Que o senhor nos ensine a tratar com amor; 
Edifica a nossa casa para o teu louvor; 
As famílias são um presente do Senhor (AMÉM). 

Após a poesia, todos foram convidados a orarem de mãos dadas, cada um orou do seu modo, depois os dirigentes leram junto com a Igreja o texto de Efésios 2: 19-22, as mulheres leram com a dirigente os versículos ímpares e os homens leram com o dirigente os pares. Em seguida houve dois solos através da irmã Brena e na oportunidade aconteceu o momento do ofertório e devolução dos dízimos, sendo que em seguida Valdir orou em agradecimento pelos dízimos e ofertas.  

Após oração de agradecimento aconteceu duas apresentações com as crianças, foi um momento muito lindo onde através da música e da coreografia as crianças também mostraram sua forma de adoração ao SENHOR, um momento digno de aplausos por parte dos irmãos, congregados e visitantes presentes.

Em continuação a irmã Dai foi convidada e ela entoou o cântico de Nº 112 do cantor Cristão (Vencendo vem Jesus), depois o pastor Vanderlei foi convidado a fazer a oração de agradecimento pela primeira parte do culto bem como pela mensagem de reflexão que aconteceria logo em seguida.  

MENSAGEM DE REFLEXÃO: 
A mensagem ficou por conta do irmão Valdir Carneiro que trouxe uma reflexão baseada no relato bíblico da Cura de Naamã, registrado no livro de 2 Reis 5: 1-19 que nos mostra um grande milagre de Deus que foram executados de uma maneira bem simples.  Ele destacou os prestígios de Naamã, que de acordo o pregador Naamã além de ser o chefe do exército do rei da Síria, era um homem que tinha seu talento reconhecido pelo próprio rei. Ele ainda lembra que Naamã era amado por seus soldados, gozava de muito conceito e respeito por todos do seu país, era um homem abençoado por Deus já que por meio dele Deus dera livramento aos sírios, Naamã era também amado pela sua esposa que se preocupava com ele e era um homem muito valente. Conforme Valdir mesmo Naamã tendo todo este prestígio que ele não era um homem feliz, embora ele pudesse até ser, pois havia um, “porém” que era a sua doença (a lepra). 

Naquela época a lepra não tinha cura; privava o doente do convívio social e levava-o a uma morte diária, lenta, sofrida e solitária. É exatamente assim que muitas pessoas se sentem.  Apesar de terem alcançado o sucesso profissional e familiar, apesar de gozarem do respeito de todos que o rodeiam, apesar de se sentirem pessoas abençoadas por Deus, apesar de serem valentes e lutadores, não são inteiramente felizes. Há sempre um “porém” que consume suas energias, privando-os da felicidade plena, levando-os a experimentar uma mortificação diária, lenta, sofrida e solitária. 

Conforme Valdir Naamã encontrou a cura do seu mal e a felicidade plena quando teve um encontro verdadeiro com Deus através do profeta Eliseu e que nós precisamos ficar atentos quanto há algumas posturas de Naamã que devemos imitá-los, ele citou cinco delas e agora vamos conferir. 

A 1ª postura notada em Naamã que nós devemos imita-lo de acordo o pregador é a questão de OUVIR TESTEMUNHO DE PESSOAS SIMPLES. Imagine aquela escrava que talvez fosse analfabeta, ele escutou seu testemunho. “Talvez nós hoje não escutemos um testemunho, ou um conselho de um irmão pelo fato dele não saber a ler, ou pelo fato dele ser novo na Igreja, ser recém-convertido, talvez por isso irmãos perdemos uma grande bênção”, sobre isso a bíblia diz que “Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus” (I Coríntios 1.27-29).      

A 2ª postura - NAAMÃ FOI BUSCAR AJUDA. Imagine irmãos a dificuldades que teve Naamã de buscar ajuda. Embora ele tivesse cometido alguns erros inicialmente em procurar a pessoa errada o qual foi enviado para uma pessoa que não podia lhe ajudar que era o Rei de Israel, ele viajou bastante para chegar onde se encontrava o profeta, Naamã correu atrás e conseguiu aquilo que ele buscava e ainda conseguiu algo muito maior que foi o encontro com o verdadeiro Deus já que antes ele adorava deuses falsos conforme o texto. Nós irmãos precisamos fazer como Naamã, devemos buscar ao senhor enquanto podemos achar (Isaias 55:6 – Hebreus 4:16).   

A 3ª postura - NAAMÃ SE HUMILHOU PERANTE DEUS. Para um homem de grande prestígio, reconhecido dessa forma em todo um país como era Naamã, o fato dele escutar o testemunho de uma escrava, mergulhar sete vezes numa água barrenta como era naquela época a água do rio Jordão e depois voltar ao profeta para pedir a bênção prostrado de joelhos, foi sim um ato de humildade de Naamã. Este ato deve ser hoje imitado por nós cristãos, veja que o próprio Jesus foi quem nos deu o maior gesto de humildade quando lavou os pés de seus discípulos, e sobre isso Jesus nos adverte lá em Mateus 23: 12, “Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado” veja também o que diz Tiago 4:6.  

A 4ª postura - NAAMÃ CONVERTEU-SE NUM VERDADEIRO ADORADOR. Naamã diz no versículo 17 do texto que nunca mais ofereceria sacrifícios e holocausto a outros deuses, senão ao Deus de Israel, tanto que ele estava disposto a continuar em Israel o qual queria um pedacinho de chão para ficar servindo ao SENHOR, porém no versículo 19 o profeta manda que ele vá em paz e note que o texto termina dizendo que ele foi a uma pequena distância, ou seja, Naamã permaneceu um período próximo ao povo de Deus demonstrando que naquele momento estava de fato convertido em um verdadeiro adorador.

Assim como Naamã nós também devemos está junto ao povo de Deus, não é um bom testemunho ficarmos em porta de bares, nos associando com pessoas que não agradam a Deus, nós temos que dar um bom testemunho, continuou. Na verdade cada cristãos tem que está convertido num verdadeiro adorador porque Deus quer que tenhamos vida eterna (João 3:16 – Leia também João 4: 23).  

5ª e ultima postura - NAAMÃ REAVALIOU SEUS CONCEITOS. Irmãos, tão logo Naamã encontrou o verdadeiro Deus ele fez uma auto avaliação, ele que tinha um conceito diferente de um cristão, passou a viver aquilo que pede a bíblia em 2 Coríntios 17:17 que diz, “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”, assim como Naamã, cada um de nós cristãos precisamos avaliar nossos conceitos e viver de acordo os princípios bíblicos que é de um verdadeiro adorador de Cristo Jesus deixando de lado todas as práticas mundana (veja Colossenses 3:5-10).  

Qual é a conclusão?
Naamã não ficou apenas curado da sua doença, ele foi transformado definitivo em uma nova criatura em Cristo Jesus. Agora irmãos como foi que isto aconteceu?  
a) Ele deu ouvidos ao testemunho de uma pessoa simples; 
b) Ele foi buscar ajuda em Deus; 
c) Ele se humilhou diante de Deus; 
d) Ele se converteu num verdadeiro adorador; 
e) Ele reavaliou os seus conceitos. 

Sendo assim irmãos, que nós façamos o mesmo!

Clique em "mais informações" abaixo e confira todas as imagens:





























Nenhum comentário:

Postar um comentário