segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Reflexão pastoral


Jonas e cada um de nós
Chamado,  tratamento de Deus e missão”
TEXTO: Jonas,2.1-10
 
Introdução
Deus chama, trata e envia o profeta que fora desobediente. Todos fomos chamados em Cristo, tratados nEle e enviados por Ele para uma missão . Jonas representa a raça humana religiosa que sabe quem é Deus, o que Deus pode fazer na vida dos que nele confia, teme até, mas vive como se Ele não existisse, pois as suas práticas não correspondem ao Seu caráter. Do porão do navio, dormindo, Jonas é jogado ao mar sendo engolido pelo peixe. Lá no ventre do peixe, o profeta faz uma oração caracterizada pela angústia, dependência, confissão e consagração.
No final, ele reconhece que a Deus pertence a salvação. Não há como negar a soberania de Deus. Não há como deixar de reconhecer o amor de Deus em buscar, tratar o perdido, o desnorteado.

Vejamos as lições do texto sagrado.

UMA ORAÇÃO NA ANGÚSTIA, (vv.1,2).Do ventre do peixe Jonas orou com toda a sua alma. No porão do navio ele dormia, mas agora ele ora com intensidade. Temos a tendência de orarmos mais e melhor quando passamos por aflições, tribulações na vida.Das profundezas da terra, do sepulcro, o profeta grita. Deus ouve. Há uma certeza no profeta (v.2). Deus certamente ouve as orações que são feitas com sinceridade da alma, do coração. 
O profeta estava angustiado.  Há alguns salmos que refletem a angústia do coração, da alma:
a)         Salmos 28.1,2: “Senhor, eu clamo a Ti; rocha minha, não me deixes sem resposta; pois se te calares, serei como os que descem à cova. Ouve minhas súplicas quando clamo a Ti, quando levanto as mãos para teu santo templo”. b)      Salmos 69.1,2: “Ó Deus, salva-me, pois as águas sobem até o meu pescoço. Atolei-me em lamaçal profundo, onde não se pode firmar o pé; entrei nas profundezas das águas, onde a corrente me submerge”. 

UMA ORAÇÃO NAS PROFUNDEZAS DO MAR, (vv.3-6).As profundas limitações do profeta; sente-se pequeno demais e totalmente incapaz de livrar-se. O profeta sai de uma condição de morte para a vida; Paulo nos ensina que estávamos mortos nos nossos delitos e pecados, mas Deus nos alcançou com a Sua graça abundante, sempre presente por causa dEle mesmo (Ef 2.1-3).
Na parábola do filho pródigo, o pai disse: “Este meu filho estava morto e reviveu; estava perdido e foi achado e começaram a se alegrar (Lc 15.24). Uma oração semelhante a do salmista em Salmos 116.1-3

UMA ORAÇÃO DE DEPENDÊNCIA, (vv.7,8).O profeta se lembra de Deus. Tiago diz: “Chegai-vos para Deus e Ele se achegará para vós” (4.8). Quantos de nós só nos lembramos de Deus quando estamos em apuros. A nossa dependência do Senhor deve ser diária. Ao Deus que contrasta com os ídolos. Porque Deus é Espírito... (João 4.24). depender de Deus deve ser nossa meta e objetivo como novas criaturas.  

UMA ORAÇÃO DE CONFISSÃO E CONSAGRAÇÃO, (vv.9,10).Oferecendo sacrifícios com ação de graças. O que Paulo ensina em Romanos 12.1,2? O que Deus requer de nós? Um coração obediente. A salvação pertence ao Senhor. Há alguns textos que embasam, fundamentam esta verdade:
Deus é amor (1 João 4.8);Deus é santo (Is 6.3);Deus é justo (Salmos 145.17);Deus é gracioso (Ef 2.8);Deus é misericordioso (Lm 3.22). 

Conclusão. 
A experiência do profeta Jonas nos ensina que devemos reconhecer os nossos erros, confessá-los e não praticá-los mais.A experiência do profeta nos ensina a orarmos com sinceridade de coração.A experiência de Jonas nos ensina que a salvação pertence ao nosso Deus. Ele é quem tem a iniciativa em nos alcançar com a Sua graça.A experiência de Jonas nos ensina o quanto Deus é misericordioso para com aqueles que reconhecem suas mazelas, suas limitações e erros. A experiência de Jonas nos ensina o quanto Deus trata com amor aqueles que O reconhecem como Senhor sobre tudo. A experiência de Jonas nos ensina que devemos consagrar nossas vidas a Deus, porque ele está no controle.

Pr Vanderley Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário