sexta-feira, 27 de maio de 2011




Igreja Batista Pregando o Evangelho e Jesus salvando Vida
Rua Cidalha Romana Carneiro, centro. –  e-mail: igrejabatistaichu@gmail.com, Blog: igrejabatistaichu.blogspot.com Pastor: Vanderlei Alves Batista – Cel. (75) 81913793 e 81157304.





Reflexão bíblica  
“Ensinando-os a guarda todas as coisas...”[1]

Ensinar parece ser o verdadeiro conteúdo da atividade de fazer discípulos, e portanto da missão, na compreensão de Mateus. Parece, além disso, ser algo bastante diferente da missão descrita em passagens paralelas nos outros evangelhos e em Atos. 
Em  Lc 24,47, a mensagem proclamada às nações é uma mensagem de arrependimento e perdão dos pecados em nome de Jesus. Em João 20,21-23, o Espírito Santo é igualmente prometido aos discípulos e eles são enviados ao mundo pelo Cristo ressurreto com autoridade de perdoar pecados. Em Atos dos apóstolos 1,8 é dito aos discípulos que eles serão testemunhas dos acontecimentos pascais, capacitado pelo Espírito Santo. O foco nesses textos, é completamente diferente da missão em Mateus. 
No evangelho de Mateus a mensagem de Jesus é extremamente didático ( ensinar é o conteúdo de fazer discípulos). No evangelho de Mateus o ensino como meio de transmitir a mensagem, passa ser um embaraço para evangélicos que preferem “ouvir falar em proclamação”, por exemplo: aquele tipo de pessoas que “ficam nas esquinas e praças gritando a mensagem de salvação” (sem se preocupar com a didática do ouvinte). Há muitos evangélicos que preferem ouvir falar em “poder do espírito” do que guardar os mandamentos pelo o ensino de Jesus.
Em Mateus, “pregar” ou “proclamar” a palavra sempre refere a pessoas de fora da igreja; no evangelho de Mateus Jesus nunca “prega” a seus discípulos, mas sempre os ensina como guardar a sua palavra. Além disso, o ensino de Jesus no evangelho de Mateus, não implica meramente a inculcação dos preceitos da lei e a obediência a eles, como o judaísmo contemporâneo o interpretava, não, os apóstolos deveriam “ensinar” aos novos discípulos, de acordo com Mt 28,20, à submeter à vontade de Deus, revelada no ministério e ensino de Jesus. O discípulo é determinado pela relação com Cristo, ou seja, o ensino não está restrito a uma sala de aula (onde o “ensino” geralmente tem lugar), nem mesmo na igreja, mas o mundo.
Ensinar através da vida, ensinar pelo testemunho é importante, mas aquilo que Jesus fez no seu ministério é função dos seus discípulos e discípulas, ensinar a guardar todas as coisas.



[1] BOSCH, David J. Missão transformadora: mudanças de paradigma na teologia da missão. São Leopoldo, RS: EST, Sinodal, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário